quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Crónica de despedida de Raquel Freire

Bom dia a todas e a todxs.

Um das bases fundadoras da democracia é a liberdade, e foi em nome da liberdade que eu fui convidada para fazer esta crónica na antena 1, há 2 anos.

Fui informada de que hoje é a última vez que vos falo. Tenho diante de mim 2 grandes profissionais da rádio, o Ricardo Alexandre e o António Macedo, com quem tive a honra de partilhar o inicio das manhãs de 3ª feira e com quem aprendi muito, como aprendi com outros que não estão aqui, como a Alice Vilaça e o José Guerreiro, que fazem um excelente serviço público. 
A minha crónica era um espaço para mostrar o que de novo de passa em Portugal e no mundo. Para a fazer todas as semanas tive que estudar economia, sociologia, ecologia, política, história, a história do nosso país e a história das pessoas no mundo, como é que nós evoluímos, como é que nós saímos das cavernas e conseguimos hoje construir a paz, sistemas democráticos, como a longa luta pela justiça social e por uma vida digna foi decorrendo ao longo do tempo. Estudei como as pessoas que vivem aqui construíram este país, e como as que querem continuar a viver aqui e não querem ser obrigadas a emigrar podem lutar para defenderem os seus direitos e a democracia.

Ao longo dos 2 anos de fazer as crónicas, o número pessoas me escreviam no fim de cada emissão, na net, por mail, por carta, por mensagem, aumentou semana a semana. Para além do trabalho de investigação que fazia para cada crónica, comecei a dar voz ao que sentia e ao que as pessoas, cada vez mais pessoas, me escreviam.
As pessoas que me escreviam são as pessoas que vivem em Portugal, que estão a sofrer o ataque mais violento aos seus/nossos direitos fundamentais desde o 25 de Abril de 1974. Direitos que estão na nossa Constituição e que são a base fundadora da nossa democracia.
A nossa democracia está a ser atacada, e denunciar estes ataques e quem está a atacar os nossos direitos, a nós cidadãos, pessoas, e encontrar e propôr soluções concretas para sairmos desta crise foi sendo imperioso para mim. Porque cada vez mais as pessoas me escreviam no fim das crónicas, desesperadas, atiradas para a precariedade e para a pobreza, sem saberem como se defender. Fui a porta-voz de muitas pessoas que não têm voz, que encontro no metro, na rua, na mercearia, na escola.
Isto é uma radio pública. Paga com o nosso dinheiro, do nosso trabalho, do esforço que as gerações antes de nós fizeram, do esforço que todos fazemos para podemos viver em liberdade.
Para que serve uma radio pública ? Para que serve o serviço público?
Para dar voz às pessoas, para ser a expressão do que pensa um país, na sua diversidade e complexidade, nas suas diferentes opiniões ? ou para ser a voz do dono ? o serviço público tem como missão informar, e como tal tem que informar os ataques à nossa democracia. 

Tive a honra de partilhar este tempo com o Pedro Rosa Mendes, o António Granado, o Gonçalo Cadilhe, a Rita Matos, um tempo de diversidade, como deve ser o serviço público.
Numa democracia o serviço público serve para ser a voz das pessoas. Numa ditadura serve para ser a voz do dono, ou seja do governo. Na nossa situação actual, temos um governo que nos manda a nós portugueses emigrar, e ataca os nossos direitos fundamentais. Por isso a rádio pública ser a voz do governo, não é sequer ser a voz daqueles senhores que alguns de nós elegeram, porque este governo é a voz da chaceler alemã, é a voz dos banqueiros alemães.

Os governos deixaram de nos representar, obedecem ao governo alemão que obedece aos banqueiros. E este sistema não funciona, estas medidas de austeridade não podem funcionar, porque são uma desculpa para irem destruindo aos poucos a democracia. E sem democracia entramos nas ditaduras disfarçadas onde temos mais pobreza, mais injustiça social, mais corrupção. Este sistema não serve as pessoas, serve os banqueiros. Por isso temos que criar novas formas de nos organizarmos e vivermos em sociedade.

Em muitos sítios do mundo há já projectos para tentar refundar a democracia, da Islândia, aos EUA, ao Brasil. Que têm a mesma ideia de base: os cidadãos não podem confiar mais na democracia representativa, porque ela já deixou de ser democracia, deixou de representar as pessoas. As pessoas, nós, temos que nos informar e juntar com amigos, colegas, vizinhos, no trabalho, na escola dos filhxs, no bairro, na associação, na junta de freguesia, na colectividade, vamos ter que nos juntar e auto-organizarmo-nos. Vamos ter que ser nós, pessoas, a estar à altura da gravíssima situação que vivemos, porque quem nos governa não está.

Como povo, passámos tempos piores do que este e soubemos levantar-nos do chão. Apesar daqueles que nos deviam liderar nos dizerem que nada valemos, somos melhores do que eles pensam. Somos melhores do que nós próprios pensamos. Nós não estamos condenados a esta humilhação. 
Sim, sairemos da nossa zona de conforto. Não para emigrar, mas para, como, cantava o Sérgio Godinho, fazer outra terra no mesmo lugar. Não será seguramente com esta gente. Será com gente que nos represente. Nós saberemos encontrá-la. Não desanimamos nem desistimos. Porque não há luta sem esperança, nem esperança sem luta.

Por isso 2012 é o ano dos desafios, de apresentar e operacionalizar as alternativas. De ganharmos coragem e responsabilidade. É o ano de perdermos o medo.
É a minha última crónica, não vos digo adeus, digo-vos até já, vemo-nos nas ruas.
Raquel Freire, Lisboa, 24 1 2012.


www.youtube.com
Crónica de despedida de Raquel Freire, cronista no programa "Este Tempo", da Antena 1 que foi cancelado por motivos políticos em Janeiro de 2012

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Amor Descartável


14732421: Mas alguém morre de Amor hoje?
11161060: Compreendo a tua questão à luz da actual filosofia. Numa época em que se troca de amante como quem troca de blusa, como se pode morrer de Amor?

Por um lado, morre-se por qualquer razão hoje em dia. Por que não por Amor?

Por outro lado, acredito ser triste consequência de uma sociedade de rápido consumo, uma visão funcional do Amor. “Se não me serve mais, que vá para a reciclagem. Venha o próximo modelo”. Este torna-se o nosso principal padrão de interacção com o mundo, e logo, com o outro.

Todos os produtos se encontram numa estante ou montra ao alcance da mão. Para quê agarrar-nos a um velho e desgastado modelo de telemóvel ou amante, se é tão fácil mudar de, recomeçar numa folha em branco.

Todo o produto é temporário, e visa a satisfação das necessidades pessoais. Nesta equação simplista, basta pôr a palavra “Amor” sobre a palavra “Produto”.

Esta Sociedade do Consumo, é igualmente, e há bem mais tempo, uma Sociedade do Trabalho.

O Trabalho, que ainda há 20 anos atrás, era uma posto a ocupar para o resto da vida, é agora um barco em constante naufrágio, no qual “saltar para fora” se tornou uma Questão de Sobrevivência.

Antes, parecia normal comprar casa, fundar família. Era desejável que o Amor durasse, tal como o Trabalho e a Casa.

Agora, Trabalho Precário, Vida Precária, Amor Precário.

Quase ninguém pode comprar uma casa. Mesmo que tenha acesso a um crédito, quem poderá dizer com segurança que estará a trabalhar no próximo ano? Quem poderá dizer que não terá de emigrar para o outro lado do Mundo?

O cidadão adaptado terá que viver um Amor adaptado. Logo, Descartável.
Se Rejeitar adaptar-se, terá de prescindir do Amor, em sua versão Romântica, adoptando o Celibato Emocional, ou arriscar-se à Insanidade Mental/Morte, preço lógico da sua inadaptação

14732421: Acreditas então que se pode morrer de Amor?
11161060: Todos os dias, de Amor e tantas outras coisas. Mas nem tudo é mau, nem tudo é desespero.

Verdade que, por mais vezes do que seria desejável, morre-se de Amor, por abuso de drogas, suicídio na estrada, comportamento auto-destrutivo multivariado.

Outros morrem apenas para a Sociedade. Desaparecem na insanidade mental, em hospícios, ou como eremitas, numa paisagem remota, longe da vista do Amor.

Existe ainda uma terceira categoria de desesperados românticos, de inadaptados amantes, que morre apenas dentro de si, intimamente, psicologicamente. Perdem-se infindas vezes no deserto do desespero.

No entanto, por inacreditável magia ou ancestral vitalidade, seus corpos sobrevivem ao naufrágio da alma, e ganham nova vida à luz do Sol.

Renascem, pouco a pouco, Filhos da sua própria Dor.
Um penoso processo de Renovação Psíquica. Renascem para voltar a Amar, arriscando perder tudo, novamente.

Torna-se assim claro, que Amar com total entrega é um luxo para poucos.

Mas o que é uma Vida sem Amar assim?

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

sonho e exílio

"Começou com uma pessoa, como que electrocutada. Transformou-se numa estrutura de raios azuis e brancos, como se de um acidente inesperado se tratasse... logo em seguida contagiando as pessoas mais próximas, e daí contagiando mais pessoas, até todo o globo estar coberto por uma humanidade de azul eléctrico... e, num piscar de olhos, o eixo da Terra muda."

Este texto é um sonho que tive há muito pouco tempo... um sonho com cor, o que é muito estranho, principalmente depois de dormir só 5 horas após o ano novo... muito vivido, acordei em Lisboa com o coração acelerado... metafórico, suponho...

Não são raros os sonhos apocalípticos, são raros os sonhos com cor, os sonhos que podemos lembrar em noites poucos descansadas, depois de consumos de álcool exacerbados, sonhos que nos acordam em grande alvoroço, sem serem necessariamente pesadelos.

Não parece ser um Apocalipse o significado subjacente a este sonho, mas uma mudança drástica, uma mudança nunca antes experimentada por nós, uma mudança cujo cronometro não seja exactamente os alinhamentos galácticos, mas antes a humanidade, a sua transformação interna. Uma mudança para muito breve.


Talvez o sonho se refira apenas a mim, embora não acredite muito nisso (a visão de um globo terrestre desmente-o)... mas talvez se refira apenas a mim, já que pretendo sair do país muito em breve.

Não suporto mais este sonho podre, este estado zombie do cidadão português, que tudo pode fazer, mas prefere ficar no sofá frente à televisão, queixando-se entre dentes, indo, no máximo, uma ou duas vezes a Lisboa, desfilar na Avenida da Liberdade, sonhando agredir ou ser agredido por um bófia, ser tão miserável quanto ele.

Para trás ficam golpes de Estado, únicos momento de relativa mudança na história deste país, e reformas agrárias, projectos que permitiriam a auto-subsistência de largas parcelas da população, porque não dizer, do país, bem como reformas fiscais orientadas para uma maior justiça e igualdade social.
Para trás ficou a soberania do país e do cidadão.

Flutuamos assim na ilusão de uma possível mudança pacifica para algo melhor, que ninguém possui a coragem de especificar.

Eu não possuo mais energia para ilusões. Quando este Povo desejar verdadeira mudança, e construir essa mudança com suas próprias mãos, livre de potências estrangeiras e demagogias liberais, eu poderei voltar. Não esperarei, nem deitado... é grande, o mundo, e eu preciso dar corda ás minhas pernas.






Somebody's sea
Swallowed by evil
Already gone
You and me
Watching the sea
Full of people
Already drowning